quarta-feira, março 21, 2007

Amor vs Paixão

Bem já tinha prometido falar disto aqui no blog há bués, mas como hoje não tinha nada que fazer á vai disto.
Estas duas palavras na nossa sociedade estão feitas numa só parece uma equação Paixão=Amor mas não é bem assim visto que por alguma razão serão palavras diferentes e virão de sentidos diferentes.
Do dicionário:
A palavra Paixão do latino passione, movimento impetuoso da alma para o bem e para o mal; Vício dominador; sentir carinho, ternura de.
A palavra Amor do latino amore, ter afeição, dedicação ou devoção; Estimar, apreciar muito, gostar de ; Desejar; Expressões amorosas ; algo único no pódium.
O significado das próprias palavras aponta para a principal diferença entre eles, que é:
Amor é no sentido de longa duribilidade, que ama espera, quem ama sofre, quem ama está presente...
Paixão é no sentido imediato, quando faltam as pessoas agarramo-nos a outras ou a algo, há incompatibilidade de ideias/compreensão, quem está apaixonado só vê esse alguem/algo á frente e quer que ele/ela seja seu agora.
Por vezes vemos os pares na escola, na rua, no bairro, onde for dizendo "ha e tal amo-te" e depois de uns meses odeiam-se? Se eu amo a minha namorada o que quer que ela faça eu não a vou odiar (isto não quer dizer que me magoe, que não acabo com ela), mas tenho essa vontade para o fazer.
A paixão é como uma azeda... Enquanto ao lado temos a roseira cheia de espinhos que é o amor, mas como a sociedade é "industrializada" a azeda sabe pior mas não temos que tirar os espinhos... Enfim tá uma beca confuso mas espero que tenham percebido o meu ponto de vista... A equação é... Amor=\=Paixão :P



Over and OuT